Tel.: + 55 11 97173-6943
Dicas e princípios da
Ápice
Assuntos como fusão ou aquisição exigem grande esforço mesmo havendo oportunidade de um negócio potencialmente viável.
É preciso se dedicar e estudar a melhor alternativa com eficiência e eficácia, visando melhor caminho, pesquisar, planejar, analisar , conhecer todos os processos necessários, entender as transações que estão acontecendo e acompanhar os movimentos do mercado.
Além disso, você precisa comunicar ao mercado o que você está buscando para não haver conflitos de idéias com muita discrição e sigilo absoluto.
​
Assim, fica fácil encontrar boas oportunidades e fazer boas negociações sem cair em "armadilhas" de mercado.
Precisa ter certeza do que está fazendo e buscar mitigar todos os riscos. Buscando o parceiro mais adequado, estruturar todos os termos com acordos claros e garantir que a operação será a mais bem-sucedida possível, sem sacrificar nenhuma das partes.
​
Afinal o negócio só é bom quando todos são beneficiados sem prejuízos de nenhuma das partes !
​
​
A PREPARAÇÃO E A CRIAÇÃO DO PLANO DE EXECUÇÃO
Antes de dar início ao processo de M&A é preciso analisar as empresas envolvidas, estudar os benefícios e os riscos e entender como se concentram o volume de receitas e de despesas, bem como o balanço
Assim, é possível tomar uma decisão mais assertiva para iniciar um planejamento e definir uma estratégia a ser seguida, com base nos objetivos e nas necessidades das empresas e procurando alvos mais alinhados. Faz sentido, não é mesmo?
O VALUATION
Depois, é preciso identificar quanto valem as empresas envolvidas através do valuation que usa métodos para estimar o valor de empresas de forma sistematizada. Assim, os empresários conseguem negociar sem sacrificar nenhuma das partes e selecionar as melhores propostas para tomar uma decisão. Faz sentido, não é mesmo?
A NEGOCIAÇÃO E A DUE DILIGENCE
O próximo passo é a negociação, isto é, a hora de entrar em acordo sobre os preços e sobre a estrutura da transação. Nesse momento, também ocorre o processo de due diligence a partir do aceite da proposta. Assim, a empresa alvo passa por um processo de análise completa para comprovar os dados informados.
O FECHAMENTO E O PÓS-FECHAMENTO
Nesse momento, deve-se fazer um fechamento formal do processo e mostrar o cumprimento ou abdicação das condições prévias. É nessa etapa que ocorre o pagamento na forma acordada em contrato e a transferência da titularidade dos bens.